29/08/2008

Exercício, é com ele que eu vou :)

Consegui!!! Mais um dia que eu saí da inércia (fácil e cômoda) e sem muita preparação (sem me preocupar com o que estaria passando na tv para me ajudar a passar o tempo) eu fui fazer transport (que fica no meu quarto). Novamente comecei tranquila, sem grandes expectativas e quando vi já estava fazendo há 20 min., depois foi só decidir que não pararia antes de chegar aos 40 min. :)
Deu certo. Acabei o exercício ótima, confiante e animada, com a sensação de que EU POSSO. Minha perna já não estava bamba como anteontem (quando recomecei a me exercitar).
Bom demais, recomendo a todos de verdade!

Mas não posso de dar o "crédito" a quem merece (além de mim, rs). Lá no site da Boa Forma quando você lê sobre seu signo aparece também uns links relacionados a você. E para Touro tinha um que me chamou atenção. Foi só ler o início para eu levantar e me exercitar, sem nem acabar de lê-lo.

força de vontade: acione o botão!

Quem diria: a garra, a disciplina e a persistência para se transformar naquela garota que consegue tudo o que quer estão bem aí, dentro de você. Aprenda os três passos para ativar a sua determinação de uma vez por todas

Tenho duas notícias para dar — uma boa, outra ruim. A má primeiro? Então, puxe uma cadeira e seja forte: infelizmente, força de vontade não está à venda. Não é encontrada em loja de produtos importados nem dá para comprá-la por telefone, no estilo das propagandas milagrosas. Quem dera fosse assim! Por isso, se você deseja realizar um sonho — afinar suas medidas, manter uma rotina de exercícios para nocautear a flacidez ou conquistar aquele emprego espetacular —, isso depende só, única e exclusivamente de você! “Não dá para ser emagrecida pelo regime da moda nem ser transformada pelo endocrinologista famoso. Eles até mostram o caminho, são coadjuvantes, mas quem quer alguma coisa tem de protagonizar um papel ativo e colocar a mão na massa!”, avisa Marco Antonio de Tommaso, psicólogo e consultor do fórum Clube da Gordinha do site de BOA FORMA.

Para ler mais clique aqui.

Centro da Cidade e Entrevista de Emprego

Hoje-Ontem (00:34h) fui à entrevista de emprego tentando conter a expectativa tão comum neste tipo de situação. Foi tudo bem, mas como não estou sozinha concorrendo à vaga, só me resta aguardar e torcer.
Aproveitando o assunto, sugiro um link muito interessante com diversas dicas sobre entrevista de emprego. Nunca é demais dar uma lida antes.
Claro que torço para esta oportunidade vire trabalho, mas mesmo que não eventualmente não dê, já senti um ânimo e tanto por ter ido até lá. Senti novamente aquela sensação de estar produzindo, de "estar na parada".
E acredito que isso é bom para sentir que estou "viva". Talvez precise mesmo ir mais ao Centro (mesmo demorando umas 2h para chegar).

Não consegui fazer transport porque saí cedo e quando cheguei já estava exausta. Confesso que não cheguei tão tarde em casa (19h). Mas para mim que não tenho passado o dia no Centro andando de um lado para outro (trocando a sandália - com e sem salto - antes e depois da entrevista para aguentar continuar andando, rs), foi um pouco cansativo, como o "exercício do dia". Cheguei e fui jantar, ver os emails (que eram muitos, principalmente os profissionais), ver novela e jornal. Só faltou estudar e me exercitar. Ambos são atualmente "meu calcanhar de aquiles". Enfatizei porque são agora, mas não continuarão sendo. :)
Almocei comida japonesa que adoro e acredito ser mais light.

Adoro ir ao Centro da Cidade para comprar umas coisas que só encontro lá, além de outras que são bem mais baratas. A foto é de uma blusinha do Flamengo que comprei para presentear a filhinha de uma amiga.

27/08/2008

Tapa na cara

Cacau, muito obrigada por seu comentário.
Tomei mesmo um tapa na cara (e doeu). Mas o pior tapa acho que sou eu que me dou cada vez que percebo que tenho tempo e espaço saudável ao ar livre para caminhar ou pedalar (ou o transport no meu quarto) e não faço nada. Passo dias e mais dias em casa, estudando muitas vezes na cama com o notebook no colo. É ou não é um tapa, um desperdício de tudo?

Em relação ao meu ex, tiveram momentos que me preocupava não apenas com os quilos extras, mas com a possibilidade de me tornar desinteressante como um todo.
Infelizmente hoje não posso dizer (como tenho ouvido várias pessoas dizerem) que estou melhor aos 30 do que aos 20.
Aos 20 eu era mais bonita e mais feliz e me sinto mal por isso. Afinal, sei que parte disso é culpa minha, da minha inércia e preguiça.
Pensei que talvez essa fosse uma das razões de eu ter "preservado" durante tanto tempo meu sentimento pelo meu ex. Talvez achasse que com ele resgataria quem (ou o que) eu era.
Na verdade, preciso é confiar mais em mim (independente do meu peso), voltar a ter auto-estima de verdade e isso não vou encontrar em outra pessoa, mas dentro de mim.

Voltei ao blog, talvez mais cruel, mais realista, mais crítica. Se isso for melhor para eu me amar mais está ótimo!
O que sei é que nas últimas semanas não me cansei de fazer brigadeiro, comer chocolate e biscoitos.

Levantei, me EXERCITEI e adorei!!!!

Hoje à tarde, sem pensar muito, levantei e fui para o transport que fica no meu quarto justamente para eu poder usá-lo.
Não fiquei esperando ter um programa legal na tv para assistir, simplesmente comecei (enquanto procurava qualquer coisa mais ou menos na tv) e quando vi já estava me exercitando há 20 minutos.
Fui me empolgando cada vez mais e não me satisfiz com 30 min., só saí depois de fazer 41 minutos :)))
Pode parecer pouco, mas para mim que só enrolava e fazia de vez em quando uns 20 minutos, foi uma VITÓRIA.

Vamo que vamo, rumo ao sucesso :)))

O retorno

Até eu me surpreendi com tantos meses de ausência...

Muita coisa aconteceu nesse tempo (felizmente estão todos com saúde).
Estudei, estudei e estudei (não tanto quanto deveria) para a prova do concurso que aconteceu no início de junho.
Continuo sem me exercitar com regularidade.

Vi minha ansiedade subir (antes tomava fluoxetina e parei para estudar). Agora que saiu o resultado da prova, que já sei que não deu, também não tenho remédio e sem querer tenho momentos de desânimo total alternados com outros de irritação, passando pelo caminho o bom humor (“graças a deus!” rs).

Tive uma grande decepção com um antigo amor. Reconheço que sou responsável por parte do que aconteceu. E aproveito para falar porque talvez eu precise ver escrito para me convencer a mudar (e também porque serve para alertar quem estiver cometendo o mesmo erro que eu).

Adiei muito um reencontro por vergonha do meu corpo (justamente porque sendo um ex que me conheceu magrinha e gostosa, me sentia insegura e envergonhada em aparecer uns 15, 20 kg acima (o que não é absurdo, o absurdo é a inércia para mudar o que incomoda).

Pois bem, no ano passado recebi um telefonema que me marcou e me encheu de esperanças (não foi um fato isolado, já escrevi sobre ele no blog) onde ele dizia (entre outras coisas) que ficou arrepiado em me imaginar cantando para ele a música “Preciso dizer que te amo”, que inclusive era tema da novela das oito. (Aí eu me pergunto: por que não fui logo direta, porque não fui com tudo para marcar um reencontro?)

Sempre trocávamos emails e eventuais telefonemas. Ele havia voltado a morar aqui depois de anos fora do estado. Tudo caminhava para um reencontro, mas eu fui deixando passar, sem marcar efetivamente nada. Fazia planos de que quando emagrecesse mais, quando chegasse aos 70 ou 69 kg...

Pois é, não cheguei e não marquei, até que um dia conversando com minha irmã me dei conta de que precisaria agir rápido antes que o meu (“nosso”) tempo passasse e ele se envolvesse com outra (afinal eu havia me envolvido, mas sempre com uma sobra enorme de sentimento para o dia que nos reencontrássemos (ele foi meu amor daqueles que a gente acredita que será o pai dos nossos filhos; ficamos juntos anos).

Por uma dessas ironias da vida, uns 3 dias depois do meu comentário recebi sua ligação para me dizer “pessoalmente” que será pai!!!!!!! Só não me sinto tão mal agora porque o confrontei e disse tudo (quase) que deveria dizer, afinal, ele estava-me “cozinhando” sem nunca ter dito nada sobre ter uma relação tão séria. Minha irmã depois especulou se não era golpe da barriga. Não sei de nada, não quis saber de nada. Quem é a mulher, se estão juntos, quanto tempo, nada. Limitei-me a nós. E ouvi (o que foi bom para eu ter “raiva” e “superar”) que ele apenas me “dava corda”. OTÁRIA!!! (rir para não chorar)

Talvez você tenha chegado até aqui e esteja se perguntando o que isso tem a ver com o blog. Tudo!!! Por conta desses quilos extras que carrego nesses últimos anos (em forma de sanfona, desce 10, sobe 9, sem nem ter chegado aos 70; não pesava nem 60) tive a desculpa “imperfeita” para me esconder e me “proteger” do risco da exposição. Minha lógica era que para eu ter certeza se ele gostava de mim eu precisaria estar pelo menos no meio do caminho do peso que ele me conhecia, afinal ele teria todo o direito de não sentir T me vendo como estou, já que nem eu sinto muito por me esconder tanto (além de não caber nas roupas e tudo que vem junto).

Escrevi muito, eu sei e peço desculpas.

Estou de volta e aos poucos vou contando como anda a vida na esperança de ela melhorar. Nessa quinta-feira terei uma entrevista de emprego em resposta a um currículo que enviei no final de junho. É torcer porque, além dos quilos extras, me preocupam agora os reais a menos (e os concursos tão difíceis e distantes).

Agradeço muito todas que deixaram recado perguntando por mim. Vocês têm grande responsabilidade pela minha volta. MUITO OBRIGADA!

Sorrindo - Aliados 13

Essa música eu conheci por acaso. Uma pessoa querida estava escolhendo qual música seria melhor para colocar em uma parte de um vídeo que falava de perda e superação.
Lembrei dela e compartilho com vocês.
Espero que gostem.
Beijos carinhosos

20/08/2008

Cabeça Magra x Cabeça Gorda

Comi um pedaço de bolo no trabalho. Era aniversário de uma colega. De cara pensei "está tudo perdido!" "Vou estragar minha dieta!". Saí do escritório, passei em um Supermercado e comprei doces e sorvetes. Afinal, "perdido por um..." Em casa, devorei tudo isso e muito mais. Dor, culpa, arrependimento e... mais comida. Final de mais uma dieta!" Mais uma frustração, auto-estima lá em baixo! (Depoimento de Maria Lucia, 28 anos)".

Esse relato revela o lado "gordo" de nossa amiga. Sua forma distorcida de avaliar a realidade a levou a ter uma atitude negativa em relação a seu peso e à alimentação. Com certeza, no escritório, todos os colegas comeram uma fatia de bolo. Os de "cabeça magra" voltaram a seu trabalho e não pensaram mais no assunto. Nem ficaram planejando "compensar" o bolo na hora do jantar . Cada qual voltou para sua casa e tocou sua vida.

Já para Maria Lúcia, comer um pedaço de bolo provocou pensamentos automáticos distorcidos, do tipo "está tudo perdido", "estraguei tudo" , por causa de experiências passadas. Foi por causa desses pensamentos que ela acabou se sentindo culpada e perdeu o controle.

Esse tipo de comportamento acaba se tornando automático . E Maria Lucia se comporta assim sem perceber. Aceita, sem qualquer contestação, pensamentos distorcidos como verdadeiros sem se dar conta. Enquanto ela não aprender a "desmontar" esse comportamento, será refém de situações desse tipo. Lembre-se, pensamentos distorcidos geram comportamentos distorcidos e refletem crenças errôneas.

Mas, como desmoronar esse ciclo vicioso? Maria Lucia precisa estar atenta aos primeiros sinais de que a coisa vai acontecer. Para isso deve avaliar como os pensamentos acontecem , perguntando: "O que estou pensando agora?" , "O que se passa em minha mente?" E daí questioná-los. "SERÁ que realmente estraguei tudo? Como posso justificar isso? Bem, comi um pedaço de bolo e acrescentei algumas calorias à minha dieta HOJE, mas, se eu parar agora, não terei estragado nada!" Pronto! Estamos começando a quebrar um jeito de agir e pensar que faz mal. Assim, questionando os pensamentos negativos, podemos aos poucos substitui-los por outros mais lógicos e que podem gerar atitudes mais equilibrados. Entenda: se não me sinto culpado de ter comido um pedaço de bolo, se compreendo que isso não é o caos, posso evitar o ataque de comer.

É a sensação de falta de controle que leva à culpa, que gera ansiedade, que leva à comida e à sensação de falta de controle, que leva de novo à culpa, à ansiedade ...

Temos de romper esse ciclo. No começo do "desmanche" desse comportamento preocupe-se com o processo, não com o resultado. Este virá como conseqüência. Encare os erros como oportunidade de aprendizado, não como fracassos.

Dr. Marco Antonio De Tommaso
· Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
· Credenciado pela Assoc Brás para Estudo da Obesidade
· Atuou como Psicólogo no Amb de Ansiedade do HCUSP
· Psicólogo das Agências Elite e L'Equipe de Modelos
tommaso@terra.com.br (11) 3887 9738 www.tommaso.psc.br

04/04/2008

Tem que valer a pena

Fernanda Young

No mundo dos negócios, existe um cálculo chamado custo/benefício que deveria ser usado em todas as circunstâncias da vida. O que todo mundo quer – claro – é se atirar a todos os prazeres, sem pensar nas conseqüências. Só que para cada prazer costuma chegar, mais cedo ou mais tarde, a conta. Mesmo quando se trata de coisas banais.

Quem não gosta de ver um filme na televisão comendo uma caixa de chocolates inteira? Só que no dia seguinte, na hora de entrar no jeans, não consegue, e talvez se arrependa quando pensar que vai passar uma semana tomando sopa para poder voltar à forma antiga. Será que valeu?

Existem dias em que tudo conspira a favor: você está rodeada de pessoas de quem gosta, a conversa está ótima, a música maravilhosa, não vai ter que trabalhar no dia seguinte, já sabe em quem vai votar. Porém, às vezes você tem um trabalho para terminar – e como resistir àquele convite? A certeza de uma noite agradável é bem melhor do que cumprir a obrigação, claro. Acaba optando por deixar a tarefa para o dia seguinte; afinal, pode conciliar, e não perde o jantar nem o trabalho. Aí, passa a noite angustiada, acaba fazendo mal o trabalho e se sentindo péssima – será que valeu? O que se quer na vida é comer o bolo e ao mesmo tempo guardar o bolo, e quem souber conciliar as duas coisas, por favor, cartas à redação.

(...)

É claro que não se pode – nem se deve – ser sensata o tempo todo. Mas quando a conta chegar – porque ela chega – é importante que seja paga com prazer. E só se paga com prazer o que valeu de verdade.

Danuza Leão é cronista, autora de vários livros, entre os quais Na Sala com Danuza 2 (ARX) e Quase Tudo (Cia. das Letras)
Foto Nana Moraes

25/03/2008

Blog de psicologia?

Pois é, não tenho como vir aqui e inventar histórias. A verdade é que andei meio ausente deste blog enquanto criei outros, distraindo-me dos que deveriam ser meus principais focos: o emagrecimento e o estudo.
Ambos podem trazer melhora na minha auto-estima e, um incentiva o outro.
Sabe aquela idéia que a gente sente de que poderia fazer melhor, mas por "alguma" razão simplesmente não faz?
Sinto que isso aconteceu comigo nestes últimos dias.
Estudei alguma coisa, mas nem de perto o quanto deveria.
Praticamente não me exercitei e nem dei a atenção que deveria para minha alimentação.

Crio atividades diversas e as coloco em primeiro plano e, assim, deixo para depois o que realmente deveria fazer; aquilo que pode fazer real diferença em minha vida.

Será medo de encarar um possível fracassso se realmente tentar?

Para ficar só no emagrecimento: eu já provei para mim que é possível. Emagreci fazendo exercício e controlando a alimentação (sem precisar radicalizar e eliminar coisas que gosto). Mas o processo é relativamente longo e, por isso, no meio do caminho, depois que emagreço uns 10 quilos (ou pouco mais) vou relaxando e engordo uns 4, 5 e aí vai. Quantas vezes emagreci a metade do que precisava e ao invés de continuar no caminho do sucesso simplesmente afrouxei e retornei quase que ao início?

Não sei a razão e também não sei se apenas com a ajuda de um psicólogo encontrarei a resposta. Espero que não. Acredito que não. Por isso escrevo no blog, escrevo no diário, procuro me conhecer.
Mas ainda assim me pego evitando enxergar o que não quero, o que me faz mal (mas que poderia me fazer bem se fosse até o fim neste mergulho de auto-conhecimento).
Provavelmente evito porque é doloroso encarar meus próprios medos e fraquezas, apesar de saber que existem (não sei se todos, mas parte deles).

Talvez você ache que estou desviando muito do tema do blog, mas como a proposta é "pensar magro", acho que muito do processo de emagrecimento vem da cabeça, do que se pensa, do que se propõe.

Por falar nisso, será que existe por aí algum blog de psicologia? Bem que poderia ser útil.
Já fiz análise e até faria de novo, mas não estou em condições de gastar dinheiro (não que seja um desperdício, mas é porque realmente não posso gastar muito agora).

Sinto que tudo isso causa ansiedade e, a partir daí, pode ser nocivo para a auto-estima, já que me cobro mais e faço menos (talvez pela minha própria cobrança e medo de fracasso).

Sei que acabou sendo um desabafo, mas espero que entendam e que até compartilhem suas experiências para que possamos nos ajudar.

Beijos carinhosos

05/03/2008

Exercício faz MUITO bem!

Ontem, depois de 2 meses, voltei a fazer transport. Ele fica no meu quarto e durante este tempo o que mais senti foi culpa pela minha inércia, minha preguiça.

Transcrevo aqui o que escrevi no meu diário logo após sair do banho que tomei na sequencia do término do exercício.

Dizer que é 'como eu já sabia' parece pouco. Porque sim, eu já sabia e até já havia escrito sobre isso: exercício faz MUITO BEM para o corpo e para a ALMA! Fiz 30 min. de transport, que é o mínimo necessário (acho!) e me sinto outra, muito muito bem e realizada, com a sensação de que consigo e a certeza de que posso.
Não sei porque enrolei tanto para esta retomada. Uma preguiça que não servirá mais de desculpa.
Quero sim quebrar a barreira dos 70 kg, que há anos me persegue e que não me pertence!
Isso mesmo, eu sou da casa dos 50 ou no máximo dos 60. Não vou aceitar nada diferente porque sei que posso e sei que me faz bem, que fico mais feliz e confiante.

E agora transcrevo o que havia escrito ANTES do exercício e que me fez largar o diário para me mexer.

Eu vou fazer um levantamento das minhas variações de peso, que são muitas, para fazer uma análise crítica do meu comportamento. Poxa! Estava no ano passado, acho que em dezembro, com 73,2 kg e agora 77kg! Fala sério mesmo! Fico triste comigo por ter deixado isso acontecer e, no entanto, só me dá vontade de comer mais doce, brigadeiro, biscoito. O que comi demais nestes últimos tempos, além de não ter feito NENHUM exercício. Assim, até posso dizer que está na cara o motivo para o ganho de peso.
O mais frustrante é a rapidez, o que não deveria me surpreender tanto na verdade.
Emagreci e me achei acima do bem e do mal. Relaxei, fui folgada. E agora colho os resultados desta negligência.
Preciso entender finalmente (!) que não posso jogar para o alto meus esforços relaxando no meio do caminho. Minha meta era sair dos 70 e, de repente, relaxo tanto que estou próxima aos 80, o que é um total pesadelo.

Copiando para o blog estas duas partes do meu diário, me dá vontade de imprimir e levar comigo. Colocar na porta do armário ou em qualquer lugar que me faça lembrar sempre disso.
Eu posso! Eu pude! Eu consegui! Só que não foi estalando os dedos, foi com esforço, suor (literalmente). Não posso emagrecer 11 kg, ficar feliz, receber elogios, e engordar 4kg como se não fosse nada (isso já antes).
Tirei "férias" na maior cara-de-pau e me mantive nela desde o Natal (12/2007).
Se ao invés de ter engordado esses 4kg tivesse EMAGRECIDO 4kg: agora estaria FORA DA CASA DOS 70 e com certeza muito mais ORGULHOSA e FELIZ comigo mesma.

01/03/2008

Sopa emagrecedora

Encontrei a receita abaixo no site da revista Corpo a Corpo e achei interessante a proposta de tomar sopa à noite e moderar nas refeições ao longo do dia. Alguém já experimentou?

Menos 8 kg em 1 mês com a nova dieta da sopa
A grande sacada dessa proposta está no jantar: você vai preparar uma única receita que será acompanhada por diferentes tipos de saladas, de segunda a sábado. E o domingo? Ah, é o seu dia de folga!

Como é bem leve, não sobrecarrega a digestão, normalmente mais lenta no período noturno, e seus ingredientes, entre outros benefícios, atuam positivamente no combate ao mau colesterol, têm efeito diurético, ajudam no funcionamento do intestino, prolongam a sensação de saciedade, estimulam a produção de proteína (ideal no combate da flacidez), aceleram o metabolismo e melhoram a circulação.

ingredientes


  • 1 berinjela
  • 2 nabos
  • 2 cenouras
  • 1 xíc. (chá) de vagem picada
  • 3 pimentões coloridos
  • 1 caixinha de molho de tomate
  • 1 envelope de sopa de cebola
  • cheiro verde e salsão
  • 1 col. (chá) de pimenta branca
  • 1 tablete de caldo light de galinha ou carne
  • ½ repolho roxo

modo de preparo
Cozinhe os legumes e separe.
Coloque 1 ½ litro de água em outra panela e dilua a sopa de pacote e o molho de tomate.
Quando ferver, acrescente os legumes e sirva.

Um drible na fome
Se o estômago roncar você pode lançar mão de um truque esperto para garantir a saciedade. Basta consumir, meia hora antes das refeições, 1 pote de gelatina de ágar-ágar — o pó é vendido em casas de produtos naturais e deve ser preparado conforme as instruções da embalagem.

24/02/2008

Indecisão que gera ansiedade

Pois é, quem andou passando por aqui nestes últimos dias (ou últimas semanas) viu algumas mudanças no layout do blog. Completamente indecisa e com vontade de mudar, testei vários modelos do Blogger. Na verdade não cheguei a ficar satisfeita com nenhum dos que experimentei, com exceção do que usava antes e que estava todo personalizado com cores de minha preferência. Mas, apesar disso, queria mudar porque o fundo do texto não era branco e notei que por email algumas cores não ficavam legais.
Não sei se é excesso de zelo ou se é falta do que fazer. Sei que queria mudar e essa mudança com certeza não se resumia ao blog, ele era apenas a ponta do iceberg.
Em uma "auto-terapia" constatei que havia mudado o ano sem que eu tivesse mudado coisas que me incomodavam. Aí, deixei para depois do Carnaval, já que dizem que o ano só começa depois mesmo. Só que ainda assim não via mudanças.
Bem, nesse meio tempo criei outros blogs e fiquei brincando de me ocupar com eles, fugindo das mudanças reais que precisava fazer e das responsabilidades que precisava assumir.
Até agora só uma coisa verdadeiramente mudou: matriculei-me num curso preparatório para o concurso do TRT e as aulas começaram dia 18. Posso dizer que há uma semana estou me sentindo melhor. Ter ido às 3 aulas me fez muito bem.
A idéia de estar estagnada é péssima e causa muita ansiedade, que em mim provoca mais vontade de comer (talvez até para evitar pensar em coisas reais e que às vezes evitamos).
Ainda estou colocando em ordem a vida, as várias pendências que listei e que somam mais de 15. Mas estou mais animada agora, mais confiante de que MEU ano pode começar quando EU quiser. Sem desculpas de datas de calendário, as mudanças são pessoais e independem do que o resto do mundo faz de suas vidas. Preciso apenas mudar a minha, o que provavelmente refletirá em mudanças para outras vidas, mas este não é nem pode ser o foco.
Algumas metas que preciso cumprir:
  1. Voltar a controlar o peso, não evitando a balança.
  2. Fazer transport pelo menos 3 vezes por semana.
  3. Colocar a matéria das aulas em dia, evitando que se acumulem.
  4. Terminar (ou começar) as petições e distribuir as ações que precisam.
  5. Encarar que mesmo às vezes enjoada de advogar, por enquanto é aí que ganho dinheiro.
  6. Marcar médicos de todos os tipos (já que não vou a um há quase 2 anos, exceto o destista que tenho ido). Mudei de plano de saúde e nunca usei, nem para fazer um exame de sangue.
  7. Listar minhas despesas habituais para controlar meu dinheiro e cobrar os que me devem de forma mais direta (primeiro preciso atualizar as contas, é aí que me enrolo).
  8. Responder alguns emails (e recados) pendentes que tenho "esquecido".
  9. Fazer backup das muitas fotos que tenho no computador. Aproveitar e fazer também dos MP3.
  10. Atualizar meu site com a mudança para Joomla.
  11. Cortar o cabelo (coisa que não faço desde julho de 2006).

Aproveitei agora para "jogar carta" lá no site Personare. Eis que a "resposta" do dia tem tudo a ver com o que havia escrito antes. Segue o texto:

Reciclando-se
O 8 de Ouros emerge do Tarot como arcano conselheiro para este momento de sua vida, Roberta, sugerindo ser este um momento mais do que adequado para que você identifique as partes da sua vida que porventura entraram em estagnação. É chegada a hora de romper com esta estagnação, descobrindo no mais profundo da própria alma uma série de recursos que lhe permitirão viver a vida com muito mais prazer. É provável que você, por puro hobby, comece uma nova atividade e que isso lhe disponha novamente a um desejo de viver com mais intensidade. Você também poderia pensar em conhecer novos lugares e se abrir à amizade com novas pessoas. Esta renovação, ainda que seja profissional ou estudantil, termina afetando positivamente outras áreas mais abstratas da sua vida, como a espiritual e principalmente a afetiva.
Conselho: Invente, faça diferente!

11/02/2008

Exercícios torram calorias na velocidade da luz

Quem conta o segredo é Eder Rosendo, professor e coordenador da unidade Tamboré da academia Bio Ritmo. O primeiro engano de quem se exercita com o objetivo de emagrecer é achar que quanto mais exercício fizer, melhor para a perda de peso. Muito pelo contrário, é importante evitar o excesso de atividades físicas para não fadigar os músculos . Ele garante que praticar exercícios 3x semana é suficiente para notar resultados em 1 mês.
3 atividades fundamentais para resultados satisfatórios: musculação ou exercícios localizados, exercícios aeróbios e aulas de alongamento.
  • musculação e exercícios localizados: atividade resistida (músculos trabalhados individualmente repetidas vezes).
  • atividades aeróbias: (esteira, bicicleta e aparelhos elípticos) fortalece o sistema cardiovascular.
  • alongamento: desenvolvimento de musculatura forte e devidamente alongada.

Além da combinação dos três tipos de exercícios, a seqüência influencia no emagrecimento. Intercalar atividades aeróbias com séries de alongamento e musculação é a maneira mais rápida de emagrecer.

  • Recomendação de Eder: um aquecimento de 10 a 15 minutos em um aparelho de exercício aeróbio, alguns minutinhos de alongamento, séries de musculação e desfecho com, pelo menos, mais 30 minutos de atividade aeróbia.

Acelera o emagrecimento porque, durante a musculação, o corpo queima glicogênio para obter energia. Quando você parte para a atividade aeróbia, vai passar a queimar a reserva de energia que tem. Ou seja, as células de gordura.

  • Batimentos cardíacos durante os exercícios: de 65 a 75% da freqüência cardíaca máxima. Subtraia a sua idade de 220 e obtenha o valor equivalente à sua freqüência cardíaca máxima. A partir dele, é só fazer o cálculo de quanto representa 65 a 75% e manter os batimentos dentro desta faixa, durante a prática da atividade.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/

O que faz os outros nos enxergarem de uma forma e não de outra?

Encontrei esta frase da Marília Gabriela e achei muito apropriada para pensarmos no que nos faz ser quem somos, ou em como os outros nos vêem. Já pensaram nisso?
Às vezes fico surpresa com alguns comentários que demonstram como as pessoas podem ser superficiais aos nos julgarem. Também podemos ter nossa parcela de culpa, dependendo do que mostramos aos outros.
Já notei que várias pessoas ao meu redor têm a tendência de se valorizar (o que é ótimo!), mas às vezes valorizam demais o que fazem, beirando a falsidade. Sabe aquela pessoa que diz que trabalha demais, que tem várias reuniões, que está muito ocupada para fazer isto ou aquilo? Ou aquela que quer mostrar o quanto os outros dependem dela? Ou ainda que dizem fazer exercícios em maior número do que realmente fazem? As possibilidades são infinitas...
Fico na dúvida se ser sincera demais não me prejudica. Quando alguém me pergunta algo não necessariamente quer saber, ou se quer, pode ser para se sentir melhor por eu estar igual ou pior. É real, existem pessoas assim, e às vezes até nós podemos nos flagrar agindo de tal forma.
Aqui (e no meu diário) é um lugar onde posso dizer o que sinto sem preocupação em como irão me julgar. Não porque a opinião de vocês seja indiferente, mas porque acredito realmente na rede que se forma entre as pessoas através de blogs afins. Essa foi uma das descobertas mais gostosas dos últimos meses.
Saber como estão é muito gostoso. Acompanhar a evolução, as conquistas e dificuldades, é algo enriquecedor e me deixa à vontade de falar sobre mim e meus sentimentos.
Enquanto vou escrevendo aqui, vou me julgando, enxergando algumas falhas, notando como arrumo desculpas ou evito até determinado assunto para fingir que não me incomoda, que não existe.
Por exemplo, um assunto que tem me perturbado é trabalho/dinheiro/estudo/inércia. Depende, antes de tudo de mim, e no entanto fico sempre evitando-o. Estou buscando a resposta. Será auto-boicote?
Comprei um livro para me ajudar nisso e em tudo o que procrastino: "Não deixe para depois o que você pode fazer agora", de Rita Emmet.
Aproveitei para criar um outro blog sobre o assunto. Quem se interessar e quiser trocar idéia será muito bem-vindo no Blog Protelar? Jamais!!!
Beijos a todos

07/02/2008

Perder peso - os melhores exercícios (3/3)

Musculação
POR QUE QUEIMA: ela aumenta o metabolismo basal e também o gasto calórico. O programa de resistência de força – realizado com cargas leves e muitas repetições – diminui o percentual de gordura no tecido adiposo e deixa o organismo em constante queima.
OUTROS BENEFÍCIOS: ajuda no contorno corporal e na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.
INICIANTE: em torno de três séries com 15 repetições cada uma, entre três a cinco vezes por semana.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: o mesmo do iniciante, o que difere é o peso.
PERFIL DO PRATICANTE: geralmente é alguém que se preocupa com a estética corporal, o ganho de massa magra e o aumento da capacidade de força. CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: controle as cargas, a amplitude e a velocidade de execução dos movimentos para não se machucar. Pessoas com lesões articulares devem evitar o trabalho com altas cargas.
GASTO CALÓRICO: 500 a 600 calorias.

Caminhada
POR QUE QUEIMA: para que haja eliminação de gordura, o ideal é que a pessoa caminhe mais de 15 minutos, numa freqüência cardíaca que fique em torno de 55% a 70% da máxima, que é obtida subtraindo a sua idade de 220.
OUTROS BENEFÍCIOS: mobiliza praticamente todos os músculos do corpo, mas não produz a mesma hipertrofia da musculação. Ela ainda melhora a disposição, a auto-estima, a mobilidade das articulações e alivia o estresse.
INICIANTE: em torno de cinco vezes na semana, com duração de 30 minutos a uma hora.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: todos os dias, uma hora ou mais.
PERFIL DO PRATICANTE: idoso e pessoa que possui alguma doença que a impossibilita de realizar atividades de alto impacto.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: caminhe em terrenos regulares sem buracos e, de preferência, pela manhã, pois o sol está mais brando. Não há contra-indicações.
GASTO CALÓRICO: de 300 a 400 calorias.

Capoeira
POR QUE QUEIMA: como a luta exige muito dos membros inferiores e superiores ao mesmo tempo e o corpo fica em movimento constante, o gasto calórico é maior.
OUTROS BENEFÍCIOS: a pessoa ganha fl exibilidade, gingado e ainda fortalece os grandes grupos musculares.
INICIANTE: duas a três vezes por semana, com uma hora de aula.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: uma hora, três vezes por semana.
PERFIL DO PRATICANTE: alguém dinâmico, que curta música e que queira perder a timidez, já que se cria contatos pessoais.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: o professor de Educação Física Carlos Augusto da Silva lembra que a pessoa tem que ter em mente que é preciso conhecer um pouco a dança para treinar. Quem tem problemas nas articulações e desvio postural deve evitar essa atividade. GASTO CALÓRICO: em torno de 800 calorias.

Hidroginástica
POR QUE QUEIMA: é uma atividade sem impacto, da qual não existe ação da gravidade, o que leva o praticante a gastar muitas calorias sem perceber o esforço ou prejudicar as articulações.
OUTROS BENEFÍCIOS: promove hipertrofia (aumento do tamanho dos músculos) e desenvolve a condição cardiorrespiratória.
INICIANTE: 30 minutos, duas vezes por semana.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: uma hora, três ou mais vezes semanais.
PERFIL DO PRATICANTE: indivíduo em reabilitação, com alguma dificuldade de locomoção, sedentário e idoso.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: indica-se o uso de sapatilhas emborrachadas, para evitar o desequilíbrio, além de touca, óculos e traje de banho. Pessoas com problemas de pressão arterial podem se sentir mal, se água estiver muito quente.
GASTO CALÓRICO: 500 calorias.

Perder peso - os melhores exercícios (2/3)

Bicicleta ergométrica
POR QUE QUEIMA: o trabalho realizado com diferentes intensidades (ora você está numa carga pesada, ora numa velocidade maior) eleva a queima calórica e, conseqüentemente, a gordura é utilizada como forma de combustível para o corpo.
OUTROS BENEFÍCIOS: você ganha resistência, força nos membros inferiores, boa definição corporal e um sono mais agradável.
INICIANTE: não deve passar de duas aulas semanais, de 30 a 45 minutos. Considera-se o aluno como iniciante até que ele complete 12 aulas.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: de três a cinco aulas por semana, durante uma hora.
PERFIL DO PRATICANTE: pessoa que prefere se exercitar em grupo, ao som de música, aliando atividade física e diversão em uma só prática. Além disso, gosta do ambiente de academia.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: o ideal é usar bermuda de ciclismo para proteger as partes íntimas. Nunca pedale sem carga para não lesionar joelhos, tornozelos e coluna. Olhe sempre para frente, a fim de evitar dores no pescoço. A prática só não é aconselhável para quem sofre de problemas cardíacos ou possui alguma lesão nas articulações.
GASTO CALÓRICO: entre 600 e 800 calorias.

Natação
POR QUE QUEIMA: como é uma atividade cíclica (que se repete da mesma maneira), o indivíduo mantém o ritmo cardíaco adequado e o gasto energético é constante.
OUTROS BENEFÍCIOS: diminui a tensão muscular. Com isso, você ganha alongamento, maior capacidade respiratória e trabalha, especialmente, os músculos das costas, dos ombros e dos tríceps.
INICIANTE: três vezes por semana, por 50 minutos cada uma.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: cinco vezes por semana, o mesmo tempo dos iniciantes.
PERFIL DO PRATICANTE: alguém que tenha ligação com água ou que sofra de doenças respiratórias como bronquite, asma e rinite.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: não é recomendado para pessoas com desvios posturais, que tenham, por exemplo, escoliose, porque o problema pode se agravar.
GASTO CALÓRICO: entre 700 e 800 calorias.

Boxe
POR QUE QUEIMA: ele alia o trabalho aeróbico ao anaeróbico. E isso requer da pessoa um bom condicionamento físico. As variações de intensidade durante a aula aumentam o metabolismo e a queima de gordura.
OUTROS BENEFÍCIOS: eleva a resistência, aprimora a coordenação, alivia o estresse e melhora o tônus muscular, principalmente, dos bíceps, dos tríceps, das panturrilhas, do trapézio e das costas. INICIANTE: entre duas e três aulas semanais, com uma hora de duração cada uma.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: a mesma do iniciante, o que vai alterar é a dinâmica das aulas com muitas variações de exercícios.
PERFIL DO PRATICANTE: uma pessoa estressada e ansiosa, que precisa aliviar a tensão e que gosta de atividade física de contato.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: utilize protetores para boca, cabeça e mãos. Com as devidas precauções, as contra-indicações são mínimas.
GASTO CALÓRICO: entre 400 e 1.000 calorias.

Perder peso - os melhores exercícios (1/3)

Achei bem interessante a reportagem da revista Dieta Já.
Como o conteúdo é fechado achei uma boa idéia trazer para cá, assim, mais pessoas podem ler.
Espero que também aproveitem e se animem para iniciar, recomeçar (meu caso) ou continuar com a atividade física. Sem dúvida, é excelente para emagrecer, faz bem para o corpo e para a cabeça, sem nenhum exagero.
Eu fico mais feliz, mais satisfeita e confiante depois de cumprir a seção de exercício. No meu caso uso o transport porque acho que tem menos impacto que esteira e bicicleta, além de perceber que nele consigo ficar com melhor postura do que na bibicleta. A única coisa chata é não poder ler durante o exercício, já que uso também os braços.

E você, que atividade física pratica?


=====> início da reportagem <=====

Corrida
POR QUE QUEIMA: trata-se de um trabalho aeróbico, que utiliza a gordura como fonte de energia. Segundo o professor de Educação Física Saluf Lula Nascimento, de São Paulo, nos primeiros 20 minutos depois de iniciada a atividade a pessoa já começa a queimar calorias.
Entre 30 e 40 minutos, essa queima se potencializa mais 10% e após 50 minutos, mais 20%.
OUTROS BENEFÍCIOS: aumenta o condicionamento físico e a auto-estima. Diminui a ansiedade, o estresse, o colesterol ruim (LDL) e estimula o bom (HDL). Além disso, evita o risco de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose.
INICIANTE: comece alternando três minutos de caminhada com um de trote (corrida leve). Conforme o condicionamento vai melhorando, diminua o tempo da caminhada e aumente o do trote, até chegar à corrida. Faça duas a três vezes por semana, de 20 a 30 minutos.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: de três a cinco vezes semanais, cerca de uma hora, sempre intercalando treinos com intervalos longos e curtos.
PERFIL DO PRATICANTE: é alguém agitado, competitivo e que deseja mais condicionamento físico, sem o uso de equipamentos. Prefere praticar atividades ao ar livre, sozinho ou em grupo, e está sempre em busca de superar seus limites.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: realize um check-up antes, utilize tênis com bom amortecimento, corra sempre com roupas leves e nunca esqueça de se hidratar. Quem possui problemas de joelhos, coluna ou alguma outra patologia deve procurar um médico e saber quais as limitações para avisar o seu professor, que vai adequar o treino para sua condição.
GASTO CALÓRICO: entre 500 e 700 calorias.


Ashtanga Yoga
POR QUE QUEIMA: enquanto os outros tipos de ioga são estáticos, a Ashtanga é dinâmica e as posturas são feitas em seqüências. “O aluno sai de uma posição e já entra em outra sem parar o movimento. A aula é semelhante a uma atividade em circuito, que deixa sempre a freqüência cardíaca lá em cima”, declara o professor de Educação Física Carlos Cintra, de São Paulo. De acordo com ele, se a pessoa fizer tudo direito, o gasto calórico que ela terá será semelhante ao de uma corrida na esteira a 12 km/h.
OUTROS BENEFÍCIOS: aumenta o fl uxo de sangue, oxigênio e nutrientes no corpo, além de elevar o tônus muscular.
INICIANTE: apesar de a aula durar uma hora, o professor comenta que é difícil o iniciante agüentar todo esse tempo por causa do esforço exigido. Por isso, ele recomenda meia hora, três vezes por semana.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: uma hora, três vezes por semana.
PERFIL DO PRATICANTE: pessoa que já fez várias atividades anteriores e está em busca de unir o lado mecânico do exercício ao zen.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: quem possui dores lombares deve evitar alguns movimentos como os de hiperextensão da coluna e, principalmente, ter paciência para ir ganhando amplitude nas posturas.
GASTO CALÓRICO: 1.000 calorias.

04/02/2008

Meu biquini BBB e dicas de camisetas


Havia comentado em um post anterior sobre o biquini que comprei e da felicidade de poder usá-lo. Pois é, demorei mas trouxe a foto dele. É rosinha, bem do jeito mulherzinha de ser (rs). Ele é cortininha (porque regula o tamanho do busto) mas tem alça do tipo frente única, já que ela não é tão fininha nem tem aquele nó para iniciar a alça. Assim fica melhor para mim que estou com seios fartos.
Por falar em seios, sempre tive orgulho dos meus (tamanho 42 e uns 90 cm). Depois que engordei eles cresceram bastante e, apesar de favorecer alguns decotes, às vezes dificulta, já que parecem engordar quando visto uma camiseta básica de manga, por exemplo. Muitas vezes tenho evitado-as, principalmente as que têm gola lá em cima no pescoço. Mil vezes as camisetas ligeiramente decotadas, pois fazem uma boa diferença.
Percebi também que em várias situações pode ser melhor usar uma blusa mais justinha, com ou sem manga, com um decote em V ou redondo mesmo (que não seja no pescoço). A gente fica pensando que uma camiseta mais justinha vai chamar a atenção das gordurinhas, mas nem sempre é o que constato. Se ainda não arriscaram, sugiro que o façam e depois me contem. Podem começar experimentando usar em casa, no conforto e segurança do lar ;) Quando estiverem mais confiantes testem na rua, nem que se seja para ir à padaria.
O que quero dizer com isso é: NÃO SE ESCONDAM EMBAIXO DE MUITA ROUPA! Isso pode apenas engordar e não disfarçar.

Posted by Picasa

11/01/2008

Sol, férias, cerveja e quilos extras

Pois é, o ano novo já chegou e os planos continuam sendo planos. Tenho aproveitado estes dias para colocar em dia a leitura de livros e revistas, além de curtir o sol (sempre com protetor solar). Estou bronzeada e me sentindo bem em me ver no espelho.
Mas junto com este clima de férias veio 1,5kg. Primeiro achei que era pouquinho, que estava "naqueles dias". Só que já não tenho mais desculpas. Já passou a fase rubra (rs) e o peso permaneceu. Tenho que reconhecer aqui o que estou fazendo ou deixando de fazer. Perdi as contas de quando foi a última vez que me exercitei. Andei bebendo cerveja e comendo brigadeiro, além de outras besteirinhas "básicas". Parece que tudo veio para na minha barriga que de tanto que fiquei achando estar inchada me ferrei. Tomei ontem um laxante (46) só que como estava comendo pouco e mal não tinha mesmo quase o que sair (eca!). Resultado: senti cólica, calafrio e precisei voltar mais cedo do jantar onde fui encontrar amigos. Que mico!!!
Ah, sobre a barriga tenho uma boa notícia: estou pegando sol de biquini (na intimidade, rs) e ela já não está branca, apesar de não estar bronzeada como o resto do corpo. Minhas pernas ficaram bem melhores com um colorido de sol. Elas são grossas e ficam mais suave. Estou adorando!!! ;-)

Ainda não fiz uma lista de resoluções. Será que ainda vale? Vocês fizeram?

Quero escrever no meu diário sobre umas reportagens que andei lendo e que me fizeram pensar na vida, nos meus erros e na minha covardia para mudar e lutar.
Depois escrevo aqui sobre o que se trata para não deixar ninguém no ar.

Preciso me organizar, inclusive para trabalhar. Tenho petições para fazer e poucos novos processos para iniciar. Sei lá porque enrolo tanto. Passei todos estes dias me sentindo de férias mesmo. Não estudei nem trabalhei (trabalho por conta própria). Aqui em casa está todo mundo ficando preocupado comigo. Falam (e com razão) que preciso me posicionar: ou volto a meter a cara nos estudos ou vou à luta na busca de emprego. O dinheiro que tenho guardado está sendo gasto e pouco tem entrado.
Acho que este é um dos meus medos. Resolver a questão financeira me deixa sem desculpas. Antes era o fato de estar gorda. Agora estou emagrecendo (na metade do caminho, só que mais confiante e feliz; o que não acontecia antes).
E se não conseguir o que achei que era capaz? Se ficar tentando concursos e não passar? Se procurar emprego e só encontrar aquela escravidão que tanto combati?
Será medo de crescer, de encarar as fraquezas, de ser realmente independente (hoje pago as contas mas não poderia bancar uma casa sozinha)?

Nossa! Como a gente escreve no blog, como a gente se sente a vontade. :) Beijo grande.
Ps. Vou continuar visitando os blogs para saber como estão e deixar meus comentários. Mas peço desculpas desde já se estou um pouco ausente.

01/01/2008

FELIZ 2008!!!!

Queria ter escrito antes no blog. Ter deixado uma mensagem para todos e, claro, visitado cada blog com todo o carinho que merece.

Mas, como imaginam, as coisas nem sempre acontecem como gostaríamos e/ou planejamos.

E neste ano de 2008 isso é uma das coisas que pretendo corrigir (ou melhorar): parar de arrumar "desculpas", parar de postergar, de "empurrar com a barriga", de adiar. Simplesmente fazer. "Gente que faz"

Talvez esse seja um dos meus maiores defeitos. Aquele defeitinho que interfere em várias coisas, em várias áreas da minha vida.

É, vale a pena eu pensar mais a respeito e corrigir isto. Taí 2008, um bom motivo para mudar. Um novo ciclo se inicia... Quem sabe o motivo suficiente para eu mudar para melhor. Para eu buscar corrigir aquelas coisinhas que me incomodaram ao longo dos meses (ou anos). Sempre é tempo de melhorarmos. E, na verdade, tanto faz se é ano novo ou dia novo, o importante é querermos enxergar um novo dia para o "resto de nossas vidas".

"Vambora" rumo a uma fase melhor (ano, meses, dias, o que for). Melhor sempre!!!

Feliz 2008, feliz dia novo, feliz ano novo, feliz tudo novo!!!!

O Sol (Jota Quest)
Composição: Antônio Júlio Nastácia

Ei, dor!
Eu não te escuto mais você não me leva a nada
Ei, medo!
Eu não te escuto mais você não me leva a nada...
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol é pra lá que eu vou...
Ei, dor!
Eu não te escuto mais você não me leva a nada
Ei, medo!
Eu não te escuto mais você não me leva a nada...
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol é pra lá que eu vou , é pra lá que eu vou...
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol é pra lá que eu vou...
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol, é pra lá que eu vou...
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol é pra lá que eu vou, é pra lá que eu vou..
.

Quilos realmente mortais

Não sei porque, mas depois que descobri o programa Quilos Mortais, passei a assistir praticamente todos. Adoro saber mais sobre os riscos, ...