25/03/2008

Blog de psicologia?

Pois é, não tenho como vir aqui e inventar histórias. A verdade é que andei meio ausente deste blog enquanto criei outros, distraindo-me dos que deveriam ser meus principais focos: o emagrecimento e o estudo.
Ambos podem trazer melhora na minha auto-estima e, um incentiva o outro.
Sabe aquela idéia que a gente sente de que poderia fazer melhor, mas por "alguma" razão simplesmente não faz?
Sinto que isso aconteceu comigo nestes últimos dias.
Estudei alguma coisa, mas nem de perto o quanto deveria.
Praticamente não me exercitei e nem dei a atenção que deveria para minha alimentação.

Crio atividades diversas e as coloco em primeiro plano e, assim, deixo para depois o que realmente deveria fazer; aquilo que pode fazer real diferença em minha vida.

Será medo de encarar um possível fracassso se realmente tentar?

Para ficar só no emagrecimento: eu já provei para mim que é possível. Emagreci fazendo exercício e controlando a alimentação (sem precisar radicalizar e eliminar coisas que gosto). Mas o processo é relativamente longo e, por isso, no meio do caminho, depois que emagreço uns 10 quilos (ou pouco mais) vou relaxando e engordo uns 4, 5 e aí vai. Quantas vezes emagreci a metade do que precisava e ao invés de continuar no caminho do sucesso simplesmente afrouxei e retornei quase que ao início?

Não sei a razão e também não sei se apenas com a ajuda de um psicólogo encontrarei a resposta. Espero que não. Acredito que não. Por isso escrevo no blog, escrevo no diário, procuro me conhecer.
Mas ainda assim me pego evitando enxergar o que não quero, o que me faz mal (mas que poderia me fazer bem se fosse até o fim neste mergulho de auto-conhecimento).
Provavelmente evito porque é doloroso encarar meus próprios medos e fraquezas, apesar de saber que existem (não sei se todos, mas parte deles).

Talvez você ache que estou desviando muito do tema do blog, mas como a proposta é "pensar magro", acho que muito do processo de emagrecimento vem da cabeça, do que se pensa, do que se propõe.

Por falar nisso, será que existe por aí algum blog de psicologia? Bem que poderia ser útil.
Já fiz análise e até faria de novo, mas não estou em condições de gastar dinheiro (não que seja um desperdício, mas é porque realmente não posso gastar muito agora).

Sinto que tudo isso causa ansiedade e, a partir daí, pode ser nocivo para a auto-estima, já que me cobro mais e faço menos (talvez pela minha própria cobrança e medo de fracasso).

Sei que acabou sendo um desabafo, mas espero que entendam e que até compartilhem suas experiências para que possamos nos ajudar.

Beijos carinhosos

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Betilda...benvinda ao clube. Sou como vc, ja perdi 4, 5, 8kg e qdo estava perto de voltar a casa dos 70kg....engordo tudo de novo e fico de novo perto da casa dos 90kg. Faco terapia, e agora estou focada em tentar entender QUE PORRA EH ESSA. Nao sei se vou achar a resposta, mas sei que vou tentar sempre. Pq o dia em que eu desistir..o trem vai descarrilhar de vez. Beijos, nao desista de se conhecer e encontrar suas respostas!!!

Renata disse...

Eu concordo em muita coisa com você. Penso demais e faço de menos.
O blog é pra isso mesmo, pra gente desabafar e falar o que pensa. Uso como terapia pq também não posso pagar e acho que está funcionando. Nunca é tarde pra recomeçar.
Beijos

Susana Neves Gonçalves disse...

Olá, eu sofro exactamente do mesmo mal. Ando há anos a arranjar desculpa para o meu comportamento, vou a nutricionistas e endocrinologistas...mas acho que o meu mal é mesmo na cabeça. Já cheguei a pesar 57 kg e voltei a pesar 85 kg. Quando estou quase perto do meu peso normal relaxo e pimba lá vamos nós outra vez. Penso que sou viciada em dietas!!!!

Lília disse...

OI, Roberta! Emagrecer é um calvário, né? Mas, infelizmente não há um meio termo em emagrecimento, pois ele só dá certo quando nos implicamos no processo e aliamos a dieta e os exercícios ao nosso cotidiano, caso contrário, acontece o que vc citou: relaxa e o esforço cai por terra. Estudo a obesidade e o processo de emagrecimento aliados à psicologia há algum tempo e cientificamente a única maneira de eliminar os quilos indejejáveis vc já descobriu a fórmula: praticar exercícios, controlar a alimentação sem passar fome e não sair de um padrão alimentar nem sob tortura. Quanto a fazer análise, ajuda e muito, mas se agora é hora de poupar, então poupe e invista nos seus estudos. Amei sua visitinha e volte mais vezes.

Anônimo disse...

EMAGRECI 1Kg EM UMA SEMANA APENAS COM UM PRODUTO QUE ENCONTREI NESSE BLOG http://saudeeenergia.blogspot.com/
SEM FAZER NENHUM ESFORÇO....

BOA SORTE PRA VCS TAMBÉM...

Jaqueline disse...

Ola, seu blog esta atualizado?
Desculpe é que ja escrevi tantos comentarios sem retornos!!!
Estamos no mesmo barco efeito sanfona desgraçado...

Quilos realmente mortais

Não sei porque, mas depois que descobri o programa Quilos Mortais, passei a assistir praticamente todos. Adoro saber mais sobre os riscos, ...