07/02/2008

Perder peso - os melhores exercícios (2/3)

Bicicleta ergométrica
POR QUE QUEIMA: o trabalho realizado com diferentes intensidades (ora você está numa carga pesada, ora numa velocidade maior) eleva a queima calórica e, conseqüentemente, a gordura é utilizada como forma de combustível para o corpo.
OUTROS BENEFÍCIOS: você ganha resistência, força nos membros inferiores, boa definição corporal e um sono mais agradável.
INICIANTE: não deve passar de duas aulas semanais, de 30 a 45 minutos. Considera-se o aluno como iniciante até que ele complete 12 aulas.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: de três a cinco aulas por semana, durante uma hora.
PERFIL DO PRATICANTE: pessoa que prefere se exercitar em grupo, ao som de música, aliando atividade física e diversão em uma só prática. Além disso, gosta do ambiente de academia.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: o ideal é usar bermuda de ciclismo para proteger as partes íntimas. Nunca pedale sem carga para não lesionar joelhos, tornozelos e coluna. Olhe sempre para frente, a fim de evitar dores no pescoço. A prática só não é aconselhável para quem sofre de problemas cardíacos ou possui alguma lesão nas articulações.
GASTO CALÓRICO: entre 600 e 800 calorias.

Natação
POR QUE QUEIMA: como é uma atividade cíclica (que se repete da mesma maneira), o indivíduo mantém o ritmo cardíaco adequado e o gasto energético é constante.
OUTROS BENEFÍCIOS: diminui a tensão muscular. Com isso, você ganha alongamento, maior capacidade respiratória e trabalha, especialmente, os músculos das costas, dos ombros e dos tríceps.
INICIANTE: três vezes por semana, por 50 minutos cada uma.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: cinco vezes por semana, o mesmo tempo dos iniciantes.
PERFIL DO PRATICANTE: alguém que tenha ligação com água ou que sofra de doenças respiratórias como bronquite, asma e rinite.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: não é recomendado para pessoas com desvios posturais, que tenham, por exemplo, escoliose, porque o problema pode se agravar.
GASTO CALÓRICO: entre 700 e 800 calorias.

Boxe
POR QUE QUEIMA: ele alia o trabalho aeróbico ao anaeróbico. E isso requer da pessoa um bom condicionamento físico. As variações de intensidade durante a aula aumentam o metabolismo e a queima de gordura.
OUTROS BENEFÍCIOS: eleva a resistência, aprimora a coordenação, alivia o estresse e melhora o tônus muscular, principalmente, dos bíceps, dos tríceps, das panturrilhas, do trapézio e das costas. INICIANTE: entre duas e três aulas semanais, com uma hora de duração cada uma.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: a mesma do iniciante, o que vai alterar é a dinâmica das aulas com muitas variações de exercícios.
PERFIL DO PRATICANTE: uma pessoa estressada e ansiosa, que precisa aliviar a tensão e que gosta de atividade física de contato.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: utilize protetores para boca, cabeça e mãos. Com as devidas precauções, as contra-indicações são mínimas.
GASTO CALÓRICO: entre 400 e 1.000 calorias.

Nenhum comentário:

Quilos realmente mortais

Não sei porque, mas depois que descobri o programa Quilos Mortais, passei a assistir praticamente todos. Adoro saber mais sobre os riscos, ...