20/10/2007

TPM??? Muita calma nessa hora...


Eu sempre fico na dúvida se é sintoma ou não de TPM quando fico irritadiça ou muito chateada com alguma coisa. Normalmente não controlo as datas, mas acabo notando dias depois que estava na fase da TPM. Agora, se era sintoma ou não... Esta semana em especial me senti meio fragilizada com algumas coisas que aconteram, queria matar um. rs Achei melhor nem vir aqui escrever para não ficar reclamando da vida. Tinha email para responder mas não estava no clima de ser bem humorada, como pelo menos gosto de parecer. Sei lá... até balança eu evitei para não correr o risco de ficar pior (rs).
Ontem finalmente me pesei e joguei fora 500g. É pouco mas andou. Tive loucura por doce e fiz brigadeiro esta semana. Comi devagar e sem culpa. Eu guardo em vasilha plástica e dura uns três dias (antigamente colocava no prato e durava poucas horas).
Não me exercitei esses dias e tenho certeza que fez falta a endorfina, além da queda da serotonina que me fez sair à noite para comprar leite condensado. rs

Acredito que quanto mais nos conhecermos (incluindo cabeça e corpo) melhor poderemos lidar com as situações nem sempre favoráveis. Por isso, com ou sem TPM, exercício sempre!!! Alto-astral, confiança, persistência :)

ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.
Há pessoas que não gostam tanto do exercício, mas da sensação de bem estar de tê-los feito. Assim sendo, a liberação de endorfina que gera a sensação de bem estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física.
(http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/060501_fit_endorfina.htm)

A TPM só será caracterizada se alguns desses sintomas ocorrerem de 1 a 15 dias antes da menstruação e se forem tão intensos a ponto de interferir no dia-a-dia:
- Irritabilidade - Dores de cabeça - Agressividade - Depressão - Choro fácil - Tensão emocional - Mudança fácil de humor sem motivo aparente - Insônia - Compulsão por doce - Aumento de apetite - Diminuição de libido - Dores de cabeça, nas mamas, nas costas e dor ou inchaço nas pernas ou nos pés - Cansaço - Aumento de peso - Acne

(http://www.terra.com.br/istoe/biblioteca/saudemulher/tpm.htm)
A queda de estrógeno pode provocar de dor de cabeça a fadiga. O aumento da progesterona pode deflagrar quadros de ansiedade e irritação e levar o organismo a reter líquido. Além disso, durante a TPM, os níveis cerebrais de serotonina, substância associada à sensação de prazer e bem-estar, caem. No link abaixo há um teste para saber seu perfil de TPM, o meu empatou em:
GRUPO 1 — As irritadasEssas mulheres são as maiores vítimas das oscilações de humor. Tratamento: antidepressivos, calmantes, vitaminas ou fitoterápicos.
GRUPO 3 — As compulsivasNa TPM, essas mulheres ficam mais vulneráveis aos transtornos alimentares. Tratamento: analgésicos, contraceptivos de uso contínuo e antiinflamatórios não hormonais (com total de 26 pontos).
Antigamente quando tomava anticoncepcional não me lembro de ter tido alterações. Acho que vou voltar a tomar.
(http://veja.abril.com.br/060607/p_116.shtml)

4 comentários:

Moni disse...

Oi Betilda!!!
TPM eh um saco,neh!Eu tbem postei sobre a TPM,pois estava c/uma dor de cabeça...ainda bem que ela ta indo embora.
Tenha uma otima semana!!!
bjos

Desafio R.a em Mãos disse...

Oi be...
Tpm eh fogoooo...ela me pega pra cristo as vezes...mas costumo gostar de menstruar, me dá um alivio...emagreço mais 500 gramas!!
Força ai menina...
Beijokinhas achocolatadas
Miss Dieta

vani disse...

Oi betilda, tudo bem? menina nem me fale, cada vezes que a TPM, me ataca eu fico matando cachorro a grito, eu fico imsuportavel brigo com mãe, noivo, amigos kkkkkkkkkk é horrivel e como também não tenho controle de datas só percebo que é TPM, quando a M chega e a irritação vai embora, nesse meio tempo tenho que pedi desculpan a metade do mundo com o qual briguei rsrsrsrsrsrsrs beijos e um bom fim de semana sem jacadas

vani disse...

Betilda menina cadê vc? aparece sinto falta de lê seu blog, de saber de vc beijos

Quilos realmente mortais

Não sei porque, mas depois que descobri o programa Quilos Mortais, passei a assistir praticamente todos. Adoro saber mais sobre os riscos, ...