No mundo dos negócios, existe um cálculo chamado custo/benefício que deveria ser usado em todas as circunstâncias da vida. O que todo mundo quer – claro – é se atirar a todos os prazeres, sem pensar nas conseqüências. Só que para cada prazer costuma chegar, mais cedo ou mais tarde, a conta. Mesmo quando se trata de coisas banais.
Quem não gosta de ver um filme na televisão comendo uma caixa de chocolates inteira? Só que no dia seguinte, na hora de entrar no jeans, não consegue, e talvez se arrependa quando pensar que vai passar uma semana tomando sopa para poder voltar à forma antiga. Será que valeu?
Existem dias em que tudo conspira a favor: você está rodeada de pessoas de quem gosta, a conversa está ótima, a música maravilhosa, não vai ter que trabalhar no dia seguinte, já sabe em quem vai votar. Porém, às vezes você tem um trabalho para terminar – e como resistir àquele convite? A certeza de uma noite agradável é bem melhor do que cumprir a obrigação, claro. Acaba optando por deixar a tarefa para o dia seguinte; afinal, pode conciliar, e não perde o jantar nem o trabalho. Aí, passa a noite angustiada, acaba fazendo mal o trabalho e se sentindo péssima – será que valeu? O que se quer na vida é comer o bolo e ao mesmo tempo guardar o bolo, e quem souber conciliar as duas coisas, por favor, cartas à redação.
(...)
É claro que não se pode – nem se deve – ser sensata o tempo todo. Mas quando a conta chegar – porque ela chega – é importante que seja paga com prazer. E só se paga com prazer o que valeu de verdade.
Danuza Leão é cronista, autora de vários livros, entre os quais Na Sala com Danuza 2 (ARX) e Quase Tudo (Cia. das Letras)
Foto Nana Moraes
10 comentários:
Adorei o texto e a frase final...como vc está? Beijos
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celulite, I hope you enjoy. The address is http://eliminando-a-celulite.blogspot.com. A hug.
tem que valer a pena, por isso estou tentando achar o que há de mais gostoso nisto tudo, a Dieta pode ser gostosa, emagrecer é delicioso... e se sentir bem consigo mesmo e com a auto estima deve ser o saldo positivo desta conta de reduzir calorias e aumentar a atividade física.
Beijinhos
Betilda lindona, saudades do seu cantinho. AMEI o texto, aliás, eu gosto sempre muito do que Danuza Leão escreve. E concordo muito, a gente não pode entrar em neuras, mas é preciso bom senso. A conta chega sim e, como ela disse sabiamente, a gente paga com prazer quando realmente valeu. Por isso, a atenção para que até mesmo a jacada seja algo que tenha trazido REAL satisfação, não aquilo que a gente faz e depois se sente uma besta quadrada. No mais, é ser feliz! Beijo carinhoso, espero que não demore a voltar aqui para nos contar sobre você e para compartilharmos nossas vivências, que tanto ensinam a todos, mutuamente!
Beth
http://aconquista.zip.net
Oi kd vc? Beijos
Volta!!! Beijos
:)
Estou perambulando por aqui há dias, na expectativa de você voltar!
Como está tudo hem?
Beijo grande, sempre torcendo por você.
Beth
http://aconquista.zip.net
Acabei de encontrar seu blog e adorei!
Acho que tudo que fazemos a vida seja para bom ou ruim está totalmente relacionado a nossa auto estima.
Em relação ao peso e prática de exercícios não tenho problemas, já me acostumei, mas confesso que ando com minha auto estima bem para baixo.
Continuarei lendo seu blog!
Gostei muito!
Dá uma passadinha no meu blog para ver dicas de alimentação!
beijos
"Só se paga com prazer quando valeu de verdade". Amei isso. Concordo plenamente...
Desperate Housewives
Grey's Anatomy
Men in Trees
tava fuçando no seu blog e vi que gosta de series parecidas com as minhas heheheheeh
passa no meu é novo
Postar um comentário