27/01/2009

Para cumprir suas metas no novo ano

A psicóloga Luciana Amadi listou aqui orientações preciosas para você fazer valer seus desejos em 2009

por Shirley Santos


1 Anote seus planos!Todos aqueles pensamentos que passaram pela sua cabeça na noite de réveillon, no calor da comemoração, devem ser considerados. Com tempo, sente-se num lugar tranqüilo e privativo, concentre-se e escreva sua lista de desejos e resoluções.

2 Planeje os primeiros passos Esquematize seu processo de mudança para o período de um mês. Programar sua rotina por quatro semanas é mais fácil e efetivo que dispersar sua intenção por um ano. Um período mais curto ajuda a manter a disciplina e antecipa os primeiros frutos de seu esforço.

3 Queira o possível Seja honesta consigo fazendo escolhas atingíveis. Não estabeleça o propósito de só comer vegetais crus durante um mês ou de, subitamente, acordar às 5 da manhã e se preparar para uma maratona. Você lutará por seus objetivos com muito mais consistência se eles forem coerentes.

5 Escolha o que quer mudar Faça um plano para cada meta. O ideal é que seja uma mudança por vez. Muitas possibilidades de transformações podem gerar desmotivação.

6 Aprenda com seus erros A maioria das resoluções de ano-novo é abandonada diante da primeira falha. Interprete o erro como etapas naturais do processo. Analise quais pontos deve fortalecer e continue do zero.

7 Programe suas recompensas Na sua estratégia de transformações, planeje alguns objetivos e, sobretudo, recompensas por tê-los alcançado. Se o propósito é perder peso, estabeleça pequenas metas e um bônus pelo seu sucesso.

8 Escreva suas conquistasMudanças de hábitos são feitas de pequenos avanços diários. Anotar o resultado de seus esforços diariamente ajuda a mensurar sua evolução.

9 Encontre novas satisfações Antes de "riscar" alguns hábitos da sua vida, avalie a necessidade que ele atende e, a partir daí, busque outra forma de satisfazê-lo. Por exemplo: se você pretende evitar aqueles ataques à geladeira e percebe que eles estão ligados à ansiedade, descubra uma nova alternativa para suprir esta inquietação, como se dedicar a algum esporte.

10 Não tenha medo do desconhecido Analise o que pretende modificar na sua vida e permita-se sair da "zona de conforto" (acomodação). Esta é uma atitude importante para dar espaço ao crescimento nos diversos aspectos da sua vida (pessoal, profissional, etc.).

11 Saiba que os "frutos" vêm depois Persista, mesmo que não veja retornos positivos no início. Geralmente é necessária uma mudança contínua e disciplinada de comportamento antes de verificar resultados reais. Preocupe-se com o caminho para a transformação, o resultado será conseqüência de seu empenho.
Fonte: Dieta Já

Quilos realmente mortais

Não sei porque, mas depois que descobri o programa Quilos Mortais, passei a assistir praticamente todos. Adoro saber mais sobre os riscos, ...