24/02/2008

Indecisão que gera ansiedade

Pois é, quem andou passando por aqui nestes últimos dias (ou últimas semanas) viu algumas mudanças no layout do blog. Completamente indecisa e com vontade de mudar, testei vários modelos do Blogger. Na verdade não cheguei a ficar satisfeita com nenhum dos que experimentei, com exceção do que usava antes e que estava todo personalizado com cores de minha preferência. Mas, apesar disso, queria mudar porque o fundo do texto não era branco e notei que por email algumas cores não ficavam legais.
Não sei se é excesso de zelo ou se é falta do que fazer. Sei que queria mudar e essa mudança com certeza não se resumia ao blog, ele era apenas a ponta do iceberg.
Em uma "auto-terapia" constatei que havia mudado o ano sem que eu tivesse mudado coisas que me incomodavam. Aí, deixei para depois do Carnaval, já que dizem que o ano só começa depois mesmo. Só que ainda assim não via mudanças.
Bem, nesse meio tempo criei outros blogs e fiquei brincando de me ocupar com eles, fugindo das mudanças reais que precisava fazer e das responsabilidades que precisava assumir.
Até agora só uma coisa verdadeiramente mudou: matriculei-me num curso preparatório para o concurso do TRT e as aulas começaram dia 18. Posso dizer que há uma semana estou me sentindo melhor. Ter ido às 3 aulas me fez muito bem.
A idéia de estar estagnada é péssima e causa muita ansiedade, que em mim provoca mais vontade de comer (talvez até para evitar pensar em coisas reais e que às vezes evitamos).
Ainda estou colocando em ordem a vida, as várias pendências que listei e que somam mais de 15. Mas estou mais animada agora, mais confiante de que MEU ano pode começar quando EU quiser. Sem desculpas de datas de calendário, as mudanças são pessoais e independem do que o resto do mundo faz de suas vidas. Preciso apenas mudar a minha, o que provavelmente refletirá em mudanças para outras vidas, mas este não é nem pode ser o foco.
Algumas metas que preciso cumprir:
  1. Voltar a controlar o peso, não evitando a balança.
  2. Fazer transport pelo menos 3 vezes por semana.
  3. Colocar a matéria das aulas em dia, evitando que se acumulem.
  4. Terminar (ou começar) as petições e distribuir as ações que precisam.
  5. Encarar que mesmo às vezes enjoada de advogar, por enquanto é aí que ganho dinheiro.
  6. Marcar médicos de todos os tipos (já que não vou a um há quase 2 anos, exceto o destista que tenho ido). Mudei de plano de saúde e nunca usei, nem para fazer um exame de sangue.
  7. Listar minhas despesas habituais para controlar meu dinheiro e cobrar os que me devem de forma mais direta (primeiro preciso atualizar as contas, é aí que me enrolo).
  8. Responder alguns emails (e recados) pendentes que tenho "esquecido".
  9. Fazer backup das muitas fotos que tenho no computador. Aproveitar e fazer também dos MP3.
  10. Atualizar meu site com a mudança para Joomla.
  11. Cortar o cabelo (coisa que não faço desde julho de 2006).

Aproveitei agora para "jogar carta" lá no site Personare. Eis que a "resposta" do dia tem tudo a ver com o que havia escrito antes. Segue o texto:

Reciclando-se
O 8 de Ouros emerge do Tarot como arcano conselheiro para este momento de sua vida, Roberta, sugerindo ser este um momento mais do que adequado para que você identifique as partes da sua vida que porventura entraram em estagnação. É chegada a hora de romper com esta estagnação, descobrindo no mais profundo da própria alma uma série de recursos que lhe permitirão viver a vida com muito mais prazer. É provável que você, por puro hobby, comece uma nova atividade e que isso lhe disponha novamente a um desejo de viver com mais intensidade. Você também poderia pensar em conhecer novos lugares e se abrir à amizade com novas pessoas. Esta renovação, ainda que seja profissional ou estudantil, termina afetando positivamente outras áreas mais abstratas da sua vida, como a espiritual e principalmente a afetiva.
Conselho: Invente, faça diferente!

11/02/2008

Exercícios torram calorias na velocidade da luz

Quem conta o segredo é Eder Rosendo, professor e coordenador da unidade Tamboré da academia Bio Ritmo. O primeiro engano de quem se exercita com o objetivo de emagrecer é achar que quanto mais exercício fizer, melhor para a perda de peso. Muito pelo contrário, é importante evitar o excesso de atividades físicas para não fadigar os músculos . Ele garante que praticar exercícios 3x semana é suficiente para notar resultados em 1 mês.
3 atividades fundamentais para resultados satisfatórios: musculação ou exercícios localizados, exercícios aeróbios e aulas de alongamento.
  • musculação e exercícios localizados: atividade resistida (músculos trabalhados individualmente repetidas vezes).
  • atividades aeróbias: (esteira, bicicleta e aparelhos elípticos) fortalece o sistema cardiovascular.
  • alongamento: desenvolvimento de musculatura forte e devidamente alongada.

Além da combinação dos três tipos de exercícios, a seqüência influencia no emagrecimento. Intercalar atividades aeróbias com séries de alongamento e musculação é a maneira mais rápida de emagrecer.

  • Recomendação de Eder: um aquecimento de 10 a 15 minutos em um aparelho de exercício aeróbio, alguns minutinhos de alongamento, séries de musculação e desfecho com, pelo menos, mais 30 minutos de atividade aeróbia.

Acelera o emagrecimento porque, durante a musculação, o corpo queima glicogênio para obter energia. Quando você parte para a atividade aeróbia, vai passar a queimar a reserva de energia que tem. Ou seja, as células de gordura.

  • Batimentos cardíacos durante os exercícios: de 65 a 75% da freqüência cardíaca máxima. Subtraia a sua idade de 220 e obtenha o valor equivalente à sua freqüência cardíaca máxima. A partir dele, é só fazer o cálculo de quanto representa 65 a 75% e manter os batimentos dentro desta faixa, durante a prática da atividade.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/

O que faz os outros nos enxergarem de uma forma e não de outra?

Encontrei esta frase da Marília Gabriela e achei muito apropriada para pensarmos no que nos faz ser quem somos, ou em como os outros nos vêem. Já pensaram nisso?
Às vezes fico surpresa com alguns comentários que demonstram como as pessoas podem ser superficiais aos nos julgarem. Também podemos ter nossa parcela de culpa, dependendo do que mostramos aos outros.
Já notei que várias pessoas ao meu redor têm a tendência de se valorizar (o que é ótimo!), mas às vezes valorizam demais o que fazem, beirando a falsidade. Sabe aquela pessoa que diz que trabalha demais, que tem várias reuniões, que está muito ocupada para fazer isto ou aquilo? Ou aquela que quer mostrar o quanto os outros dependem dela? Ou ainda que dizem fazer exercícios em maior número do que realmente fazem? As possibilidades são infinitas...
Fico na dúvida se ser sincera demais não me prejudica. Quando alguém me pergunta algo não necessariamente quer saber, ou se quer, pode ser para se sentir melhor por eu estar igual ou pior. É real, existem pessoas assim, e às vezes até nós podemos nos flagrar agindo de tal forma.
Aqui (e no meu diário) é um lugar onde posso dizer o que sinto sem preocupação em como irão me julgar. Não porque a opinião de vocês seja indiferente, mas porque acredito realmente na rede que se forma entre as pessoas através de blogs afins. Essa foi uma das descobertas mais gostosas dos últimos meses.
Saber como estão é muito gostoso. Acompanhar a evolução, as conquistas e dificuldades, é algo enriquecedor e me deixa à vontade de falar sobre mim e meus sentimentos.
Enquanto vou escrevendo aqui, vou me julgando, enxergando algumas falhas, notando como arrumo desculpas ou evito até determinado assunto para fingir que não me incomoda, que não existe.
Por exemplo, um assunto que tem me perturbado é trabalho/dinheiro/estudo/inércia. Depende, antes de tudo de mim, e no entanto fico sempre evitando-o. Estou buscando a resposta. Será auto-boicote?
Comprei um livro para me ajudar nisso e em tudo o que procrastino: "Não deixe para depois o que você pode fazer agora", de Rita Emmet.
Aproveitei para criar um outro blog sobre o assunto. Quem se interessar e quiser trocar idéia será muito bem-vindo no Blog Protelar? Jamais!!!
Beijos a todos

07/02/2008

Perder peso - os melhores exercícios (3/3)

Musculação
POR QUE QUEIMA: ela aumenta o metabolismo basal e também o gasto calórico. O programa de resistência de força – realizado com cargas leves e muitas repetições – diminui o percentual de gordura no tecido adiposo e deixa o organismo em constante queima.
OUTROS BENEFÍCIOS: ajuda no contorno corporal e na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.
INICIANTE: em torno de três séries com 15 repetições cada uma, entre três a cinco vezes por semana.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: o mesmo do iniciante, o que difere é o peso.
PERFIL DO PRATICANTE: geralmente é alguém que se preocupa com a estética corporal, o ganho de massa magra e o aumento da capacidade de força. CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: controle as cargas, a amplitude e a velocidade de execução dos movimentos para não se machucar. Pessoas com lesões articulares devem evitar o trabalho com altas cargas.
GASTO CALÓRICO: 500 a 600 calorias.

Caminhada
POR QUE QUEIMA: para que haja eliminação de gordura, o ideal é que a pessoa caminhe mais de 15 minutos, numa freqüência cardíaca que fique em torno de 55% a 70% da máxima, que é obtida subtraindo a sua idade de 220.
OUTROS BENEFÍCIOS: mobiliza praticamente todos os músculos do corpo, mas não produz a mesma hipertrofia da musculação. Ela ainda melhora a disposição, a auto-estima, a mobilidade das articulações e alivia o estresse.
INICIANTE: em torno de cinco vezes na semana, com duração de 30 minutos a uma hora.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: todos os dias, uma hora ou mais.
PERFIL DO PRATICANTE: idoso e pessoa que possui alguma doença que a impossibilita de realizar atividades de alto impacto.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: caminhe em terrenos regulares sem buracos e, de preferência, pela manhã, pois o sol está mais brando. Não há contra-indicações.
GASTO CALÓRICO: de 300 a 400 calorias.

Capoeira
POR QUE QUEIMA: como a luta exige muito dos membros inferiores e superiores ao mesmo tempo e o corpo fica em movimento constante, o gasto calórico é maior.
OUTROS BENEFÍCIOS: a pessoa ganha fl exibilidade, gingado e ainda fortalece os grandes grupos musculares.
INICIANTE: duas a três vezes por semana, com uma hora de aula.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: uma hora, três vezes por semana.
PERFIL DO PRATICANTE: alguém dinâmico, que curta música e que queira perder a timidez, já que se cria contatos pessoais.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: o professor de Educação Física Carlos Augusto da Silva lembra que a pessoa tem que ter em mente que é preciso conhecer um pouco a dança para treinar. Quem tem problemas nas articulações e desvio postural deve evitar essa atividade. GASTO CALÓRICO: em torno de 800 calorias.

Hidroginástica
POR QUE QUEIMA: é uma atividade sem impacto, da qual não existe ação da gravidade, o que leva o praticante a gastar muitas calorias sem perceber o esforço ou prejudicar as articulações.
OUTROS BENEFÍCIOS: promove hipertrofia (aumento do tamanho dos músculos) e desenvolve a condição cardiorrespiratória.
INICIANTE: 30 minutos, duas vezes por semana.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: uma hora, três ou mais vezes semanais.
PERFIL DO PRATICANTE: indivíduo em reabilitação, com alguma dificuldade de locomoção, sedentário e idoso.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: indica-se o uso de sapatilhas emborrachadas, para evitar o desequilíbrio, além de touca, óculos e traje de banho. Pessoas com problemas de pressão arterial podem se sentir mal, se água estiver muito quente.
GASTO CALÓRICO: 500 calorias.

Perder peso - os melhores exercícios (2/3)

Bicicleta ergométrica
POR QUE QUEIMA: o trabalho realizado com diferentes intensidades (ora você está numa carga pesada, ora numa velocidade maior) eleva a queima calórica e, conseqüentemente, a gordura é utilizada como forma de combustível para o corpo.
OUTROS BENEFÍCIOS: você ganha resistência, força nos membros inferiores, boa definição corporal e um sono mais agradável.
INICIANTE: não deve passar de duas aulas semanais, de 30 a 45 minutos. Considera-se o aluno como iniciante até que ele complete 12 aulas.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: de três a cinco aulas por semana, durante uma hora.
PERFIL DO PRATICANTE: pessoa que prefere se exercitar em grupo, ao som de música, aliando atividade física e diversão em uma só prática. Além disso, gosta do ambiente de academia.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: o ideal é usar bermuda de ciclismo para proteger as partes íntimas. Nunca pedale sem carga para não lesionar joelhos, tornozelos e coluna. Olhe sempre para frente, a fim de evitar dores no pescoço. A prática só não é aconselhável para quem sofre de problemas cardíacos ou possui alguma lesão nas articulações.
GASTO CALÓRICO: entre 600 e 800 calorias.

Natação
POR QUE QUEIMA: como é uma atividade cíclica (que se repete da mesma maneira), o indivíduo mantém o ritmo cardíaco adequado e o gasto energético é constante.
OUTROS BENEFÍCIOS: diminui a tensão muscular. Com isso, você ganha alongamento, maior capacidade respiratória e trabalha, especialmente, os músculos das costas, dos ombros e dos tríceps.
INICIANTE: três vezes por semana, por 50 minutos cada uma.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: cinco vezes por semana, o mesmo tempo dos iniciantes.
PERFIL DO PRATICANTE: alguém que tenha ligação com água ou que sofra de doenças respiratórias como bronquite, asma e rinite.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: não é recomendado para pessoas com desvios posturais, que tenham, por exemplo, escoliose, porque o problema pode se agravar.
GASTO CALÓRICO: entre 700 e 800 calorias.

Boxe
POR QUE QUEIMA: ele alia o trabalho aeróbico ao anaeróbico. E isso requer da pessoa um bom condicionamento físico. As variações de intensidade durante a aula aumentam o metabolismo e a queima de gordura.
OUTROS BENEFÍCIOS: eleva a resistência, aprimora a coordenação, alivia o estresse e melhora o tônus muscular, principalmente, dos bíceps, dos tríceps, das panturrilhas, do trapézio e das costas. INICIANTE: entre duas e três aulas semanais, com uma hora de duração cada uma.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: a mesma do iniciante, o que vai alterar é a dinâmica das aulas com muitas variações de exercícios.
PERFIL DO PRATICANTE: uma pessoa estressada e ansiosa, que precisa aliviar a tensão e que gosta de atividade física de contato.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: utilize protetores para boca, cabeça e mãos. Com as devidas precauções, as contra-indicações são mínimas.
GASTO CALÓRICO: entre 400 e 1.000 calorias.

Perder peso - os melhores exercícios (1/3)

Achei bem interessante a reportagem da revista Dieta Já.
Como o conteúdo é fechado achei uma boa idéia trazer para cá, assim, mais pessoas podem ler.
Espero que também aproveitem e se animem para iniciar, recomeçar (meu caso) ou continuar com a atividade física. Sem dúvida, é excelente para emagrecer, faz bem para o corpo e para a cabeça, sem nenhum exagero.
Eu fico mais feliz, mais satisfeita e confiante depois de cumprir a seção de exercício. No meu caso uso o transport porque acho que tem menos impacto que esteira e bicicleta, além de perceber que nele consigo ficar com melhor postura do que na bibicleta. A única coisa chata é não poder ler durante o exercício, já que uso também os braços.

E você, que atividade física pratica?


=====> início da reportagem <=====

Corrida
POR QUE QUEIMA: trata-se de um trabalho aeróbico, que utiliza a gordura como fonte de energia. Segundo o professor de Educação Física Saluf Lula Nascimento, de São Paulo, nos primeiros 20 minutos depois de iniciada a atividade a pessoa já começa a queimar calorias.
Entre 30 e 40 minutos, essa queima se potencializa mais 10% e após 50 minutos, mais 20%.
OUTROS BENEFÍCIOS: aumenta o condicionamento físico e a auto-estima. Diminui a ansiedade, o estresse, o colesterol ruim (LDL) e estimula o bom (HDL). Além disso, evita o risco de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose.
INICIANTE: comece alternando três minutos de caminhada com um de trote (corrida leve). Conforme o condicionamento vai melhorando, diminua o tempo da caminhada e aumente o do trote, até chegar à corrida. Faça duas a três vezes por semana, de 20 a 30 minutos.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: de três a cinco vezes semanais, cerca de uma hora, sempre intercalando treinos com intervalos longos e curtos.
PERFIL DO PRATICANTE: é alguém agitado, competitivo e que deseja mais condicionamento físico, sem o uso de equipamentos. Prefere praticar atividades ao ar livre, sozinho ou em grupo, e está sempre em busca de superar seus limites.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: realize um check-up antes, utilize tênis com bom amortecimento, corra sempre com roupas leves e nunca esqueça de se hidratar. Quem possui problemas de joelhos, coluna ou alguma outra patologia deve procurar um médico e saber quais as limitações para avisar o seu professor, que vai adequar o treino para sua condição.
GASTO CALÓRICO: entre 500 e 700 calorias.


Ashtanga Yoga
POR QUE QUEIMA: enquanto os outros tipos de ioga são estáticos, a Ashtanga é dinâmica e as posturas são feitas em seqüências. “O aluno sai de uma posição e já entra em outra sem parar o movimento. A aula é semelhante a uma atividade em circuito, que deixa sempre a freqüência cardíaca lá em cima”, declara o professor de Educação Física Carlos Cintra, de São Paulo. De acordo com ele, se a pessoa fizer tudo direito, o gasto calórico que ela terá será semelhante ao de uma corrida na esteira a 12 km/h.
OUTROS BENEFÍCIOS: aumenta o fl uxo de sangue, oxigênio e nutrientes no corpo, além de elevar o tônus muscular.
INICIANTE: apesar de a aula durar uma hora, o professor comenta que é difícil o iniciante agüentar todo esse tempo por causa do esforço exigido. Por isso, ele recomenda meia hora, três vezes por semana.
QUEM JÁ ESTÁ CONDICIONADO: uma hora, três vezes por semana.
PERFIL DO PRATICANTE: pessoa que já fez várias atividades anteriores e está em busca de unir o lado mecânico do exercício ao zen.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: quem possui dores lombares deve evitar alguns movimentos como os de hiperextensão da coluna e, principalmente, ter paciência para ir ganhando amplitude nas posturas.
GASTO CALÓRICO: 1.000 calorias.

04/02/2008

Meu biquini BBB e dicas de camisetas


Havia comentado em um post anterior sobre o biquini que comprei e da felicidade de poder usá-lo. Pois é, demorei mas trouxe a foto dele. É rosinha, bem do jeito mulherzinha de ser (rs). Ele é cortininha (porque regula o tamanho do busto) mas tem alça do tipo frente única, já que ela não é tão fininha nem tem aquele nó para iniciar a alça. Assim fica melhor para mim que estou com seios fartos.
Por falar em seios, sempre tive orgulho dos meus (tamanho 42 e uns 90 cm). Depois que engordei eles cresceram bastante e, apesar de favorecer alguns decotes, às vezes dificulta, já que parecem engordar quando visto uma camiseta básica de manga, por exemplo. Muitas vezes tenho evitado-as, principalmente as que têm gola lá em cima no pescoço. Mil vezes as camisetas ligeiramente decotadas, pois fazem uma boa diferença.
Percebi também que em várias situações pode ser melhor usar uma blusa mais justinha, com ou sem manga, com um decote em V ou redondo mesmo (que não seja no pescoço). A gente fica pensando que uma camiseta mais justinha vai chamar a atenção das gordurinhas, mas nem sempre é o que constato. Se ainda não arriscaram, sugiro que o façam e depois me contem. Podem começar experimentando usar em casa, no conforto e segurança do lar ;) Quando estiverem mais confiantes testem na rua, nem que se seja para ir à padaria.
O que quero dizer com isso é: NÃO SE ESCONDAM EMBAIXO DE MUITA ROUPA! Isso pode apenas engordar e não disfarçar.

Posted by Picasa

Quilos realmente mortais

Não sei porque, mas depois que descobri o programa Quilos Mortais, passei a assistir praticamente todos. Adoro saber mais sobre os riscos, ...