31/10/2007

O que eu quero para mim?


É, não posso dizer que seja TPM, essa já passou tem tempo. (rs)
Mas por alguma razão que não sei explicar tive nestes últimos dias momentos de alternância, entre uma quase total inércia e desânimo e uma sensação de força, de acreditar que posso.

Estou em "débito" em tantas áreas da minha vida que nem sei por onde começar. Outro dia queria chorar para que servisse como uma espécie de "limpeza espiritual". Parece piada, precisava de algum filme ou novela e aí me "agarrei" no Vale a Pena Ver de Novo e na morte do personagem. Chorei sim, mas foi pouco. Ainda me sentia pesada, como se precisasse despejar algo que me faz sentir um peso muitas vezes incômodo.

Se isso tudo tem a ver com o emagrecimento? Possivelmente. Porque enquanto isso não fiz nenhuma vez exercício. Deixei de comer uma coisa ou outra por pura falta de vontade e não por reeducação. A balança mexeu quando acabou a menstruação, cheguei aos 75 kg (o que é bom, claro! - mas sei que preciso e posso mais).

Às vezes penso que o fato de ter tantas "coisinhas" pendentes, deixadas pelo caminho, é que vão somando tanto peso na alma. Por exemplo: ficar de ligar para alguém e não fazer, ficar de responder um email e esquecer, se propor a terminar um livro que já tinha que ter terminado para continuar no estudo (que precisa estar muito mais adiantado) que segue arrastado.

Sabe quando você pára para pensar onde está e onde imaginou que estaria quando se via 10 anos depois? Pois é, estou longe de tudo o que imaginei:
1) Não tenho estabilidade financeira. Além de incertezas sobre qual o caminho a seguir. Concurso? ok, mas será que vai dar para passar? para eu me $egurar até lá? E$$e inclusive é um dos motivos pelo qual meu estudo precisa estar afiado, sem paitrocínio não posso continuar "gastando" tanto tempo vendo tv, navegando pela internet, entre tantas outras "falta do que fazer".
2) Não estou casada e apaixonada. Estou noiva, mas sem certeza se este é o noivo ideal para mim. Ele me dá muito apoio, me faz bem, me ajuda a crescer, me ama, mas e eu, tenho paixão? Imagino que a vida com ele será boa, mas um pouco "morna", com ele estudando muito e sem tempo para viajar simplesmente a passeio (sempre busca uma livraria, rs), sem querer ir para o sol ou caminhar na grama (não gosta muito desse tipo de coisa; domingo fiquei na piscina e ele dentro de casa, e uns 3 minutinhos lá fora comigo e, de chinelo, foram o bastante).
Tá certo que tenho que estudar e ele me "puxa" para isso (o que é bom), mas e o resto?
3) Não estou magra e linda. Lembro que me imaginava magra e com um cabelão (rs). O cabelão está aqui, mas precisando de um corte, de uma atenção (sorte que ele é liso e não me dá muito trabalho, rs). Estou hoje com 75kg, quando não me imaginava com mais de 60kg. Tenho vontade de usar várias roupas que não posso, tenho vontade de voltar a colocar um biquini mas uso maiô. Sei que meu corpo não tem que ser como quando eu tinha 20 anos (estou com 32), mas também pode ser muito melhor do que é hoje.
4) Não estou com aquele que imaginei que era meu príncipe encantado. Tudo bem, depois de uma idade a gente aprende que isso não existe, mas foi com ele, uma pessoa real que namorei, que imaginei que estaria casada hoje. O irônico é que nos falamos por email (muito eventualmente por telefone) e as coisas parecem confusas, os sinais não são claros (nem falamos se estamos em algum relacionamento). Ouvir, por exemplo, que o verso "eu preciso dizer que te amo, te ganhar ou perder sem engano" o deixa arrepiado fez com que eu tremesse. Mas de tudo o que já falamos nunca fui tão direta e provavelmente por medo de encará-lo (ao vivo e a cores) estando tantos quilos acima (da última vez que ele me viu). Havia colocado como meta para mim, que só iria encontrá-lo quando saísse da casa dos 70. Pode parecer loucura, até porque ele pode estar em outra e blablablá. Mas não me sentiria bem em revê-lo como estou agora (já até sonhei com isso e pareceu mais um pesadelo, rs).

Talvez o motivo de sentir a alma "pesada" seja o fato de guardar tantos sentimentos e segredos, tantos que nem consigo passá-los todo para o diário. Estar escrevendo tudo isso aqui parece loucura, mas também uma necessidade.

Colocar as idéias um pouco em ordem, arregaçar as mangas e ir resolvendo as pendências me parece a solução ideal. Sem muito planejamento (já que gasto muito tempo com isso e acabo não fazendo o principal), simplesmente fazendo.

Estive sumida daqui por tudo isso que escrevi, por sentir que não tinha o que dizer para vocês, que estes assuntos todos não iriam interessar a ninguém. Mas como essa era uma de minhas pendências, decidi voltar para cá e escrever o que estou sentindo e o que está acontecendo.
Aos poucos espero que tudo entre nos eixos, incluindo o exercício que está na minha "lista" de hoje.

Beijo grande a todos.

20/10/2007

TPM??? Muita calma nessa hora...


Eu sempre fico na dúvida se é sintoma ou não de TPM quando fico irritadiça ou muito chateada com alguma coisa. Normalmente não controlo as datas, mas acabo notando dias depois que estava na fase da TPM. Agora, se era sintoma ou não... Esta semana em especial me senti meio fragilizada com algumas coisas que aconteram, queria matar um. rs Achei melhor nem vir aqui escrever para não ficar reclamando da vida. Tinha email para responder mas não estava no clima de ser bem humorada, como pelo menos gosto de parecer. Sei lá... até balança eu evitei para não correr o risco de ficar pior (rs).
Ontem finalmente me pesei e joguei fora 500g. É pouco mas andou. Tive loucura por doce e fiz brigadeiro esta semana. Comi devagar e sem culpa. Eu guardo em vasilha plástica e dura uns três dias (antigamente colocava no prato e durava poucas horas).
Não me exercitei esses dias e tenho certeza que fez falta a endorfina, além da queda da serotonina que me fez sair à noite para comprar leite condensado. rs

Acredito que quanto mais nos conhecermos (incluindo cabeça e corpo) melhor poderemos lidar com as situações nem sempre favoráveis. Por isso, com ou sem TPM, exercício sempre!!! Alto-astral, confiança, persistência :)

ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.
Há pessoas que não gostam tanto do exercício, mas da sensação de bem estar de tê-los feito. Assim sendo, a liberação de endorfina que gera a sensação de bem estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física.
(http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/060501_fit_endorfina.htm)

A TPM só será caracterizada se alguns desses sintomas ocorrerem de 1 a 15 dias antes da menstruação e se forem tão intensos a ponto de interferir no dia-a-dia:
- Irritabilidade - Dores de cabeça - Agressividade - Depressão - Choro fácil - Tensão emocional - Mudança fácil de humor sem motivo aparente - Insônia - Compulsão por doce - Aumento de apetite - Diminuição de libido - Dores de cabeça, nas mamas, nas costas e dor ou inchaço nas pernas ou nos pés - Cansaço - Aumento de peso - Acne

(http://www.terra.com.br/istoe/biblioteca/saudemulher/tpm.htm)
A queda de estrógeno pode provocar de dor de cabeça a fadiga. O aumento da progesterona pode deflagrar quadros de ansiedade e irritação e levar o organismo a reter líquido. Além disso, durante a TPM, os níveis cerebrais de serotonina, substância associada à sensação de prazer e bem-estar, caem. No link abaixo há um teste para saber seu perfil de TPM, o meu empatou em:
GRUPO 1 — As irritadasEssas mulheres são as maiores vítimas das oscilações de humor. Tratamento: antidepressivos, calmantes, vitaminas ou fitoterápicos.
GRUPO 3 — As compulsivasNa TPM, essas mulheres ficam mais vulneráveis aos transtornos alimentares. Tratamento: analgésicos, contraceptivos de uso contínuo e antiinflamatórios não hormonais (com total de 26 pontos).
Antigamente quando tomava anticoncepcional não me lembro de ter tido alterações. Acho que vou voltar a tomar.
(http://veja.abril.com.br/060607/p_116.shtml)

12/10/2007

Obrigada pelo apoio!

Agradeço muito pelo apoio de vocês. Lendo as mensagens tive certeza da importância que tem cada um dos que vem aqui e deixam o seu recado, mesmo quando eu estou meio "ausente" sem visitar o blog de vocês. Essa união e compartilhamento dão um ânimo bom demais.
Fui direto para o transport e retomei os exercícios. Voltei para os 76,5kg (minha meta inicial), jogando fora 1kg que "ganhei" no final de semana de jacada.
Parei para avaliar e confirmar o que já sabia: exercitar-me faz muito bem porque acima de tudo me dá mais vontade ainda de continuar neste caminho rumo à meta final. É bom demais ver o ponteiro da balança diminuir e ouvir aqui em casa que estou mais fina. E estou mesmo, afinal já joguei fora 7kg e mesmo precisando jogar no mínimo mais 10kg, a diferença já começa a aparecer.
Andei escrevendo no meu diário (de papel) sobre diversos assuntos e notei que não fiquei me lamentando pelo peso que estou. Vi uma pessoa mais confiante do que quer, mais otimista, mas que ainda tem diversos conflitos. Minha terapia faço aqui e lá. São espaços especiais para mim.

Beijos carinhos e obrigada pelas visitas!

um pouco de música - tropa de elite

Tihuana - Tropa De Elite
(Egypcio/ Pg/ Román/ Baía / Leo E Jonny) Agora O bicho vai pegar!!!
Tô chegando de bicho, Tô chegando e é de bicho
Pode parar com essa história de se fazer de difícil
Que eu tô chegando, tô chegando e é de bicho
Pode parar com essa marra, pode parando tudo isso

Num dá bobeira não
Cê tá na minha mão, segunda - feira é só história pra
contar
Não vem cum idéia não
Não quero confusão
Mas vamo junto que hoje o bicho vai pegar

(Refrão)2X
Chegou a Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, e também vai pegar você
Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, e também vai pegar você

Chega pra lá, chega pra lá
Tô chegando e vou passar
Cheguei de repente, vai ser diferente
Sai da minha frente
Sai da minha frente meu irmão, não
Não vem com isso não
Tô chegando é de ladrão
Porque quando eu pego eu levo na mão
Não mando recado vou na contramão

Num dá bobeira não
Cê tá na minha mão, segunda - feira é só história pra
contar
Não vem cum idéia não
Não quero confusão
Mas vamo junto que hoje o bicho vai pegar

Tem dia que a criança chora, mas a mãe não escuta
E você nada pra fora, mas a vala te puxa
Hoje pode ser meu dia, pode até ser o seu
A diferença é que eu vou embora, mas eu levo o que é
meu

(Refrão)2x
Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, e também vai pegar você
Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, e também vai pegar você

MURO DE CONCRETO, BOM DE DERRUBAR
É TIHUANA, PAU VAI QUEBRAR

(Refrão)2x
Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, e também vai pegar você
Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, e também vai pegar você

Tá de bobeira...


09/10/2007

Jaquei...

Jaquei...
Este final de semana foi bem agitado e atípico. Sábado fiquei na piscina aproveitando o sol e já comecei a beber cerveja. No domingo fui num churrasco e não fiz nenhum exercício. Só fiquei com muuuuita preguiça e "apaguei" no domingo à noite, logo no segundo tempo do FlaxFlu (muito cedo para mim). Fiquei tão desanimada com o resultado e já tinha bebido, aí só me restou dormir.
Hoje fui encarar a balança e ela mandou o recado, o ponteiro mexeu para cima. Logo agora que atingi minha meta. Acho que preciso dar uma desinchada e retomar à rotina.
Ontem passei o dia na rua resolvendo problemas com carro, compra de pneu, vistoria... Cheguei em casa e não parei também, mas nada de exercício, só ajuda em casa mesmo. Minha irmã tinha prova e estava gripadíssima e fiquei lá com ela. Hoje ela também ficou em casa. A gente fica conversando e aí não estudo e fico de preguiça total. Para completar "descobri" os seriados e filmes na internet e estou baixando tudo o que gosto. Estou acompanhando os seriados que estão estreando nos EUA (além dos filmes "fora do circuito"). Isso dá muitas horas em frente à televisão e/ou notebook. É viciante! rs
Sugiro os filmes "Ligeiramente grávidos" e "Larry e eu". Ambos muito divertidos. :))
Preciso tomar vergonha na cara e voltar a subir no transport, porque sei que sempre saio mais animada depois do exercício, é já descobri que o "impasse" é apenas começar.
A confiança não tirou férias não, apenas a preguiça se instalou por aqui mas já tá indo embora de férias. rs

04/10/2007

Primeira meta CUMPRIDA


Conferi ontem na balança mas acabei ficando sem tempo de vir até aqui dividir minha alegria.

Cada grama é uma conquista e cada meta alcançada é uma alegria maior ainda.

Agradeço a vocês todos que me dão força.

Rumo a próxima meta... 73,2kg

Fase AMARELA do site EU POSSO MESMO!

02/10/2007

Só faltam 500g para primeira meta


Depois de um certo desânimo que tive na semana passada (talvez os hormônios tenham ajudado, rs), sinto-me renovada na certeza de que estou no caminho certo e progredindo, o que é melhor ainda. Os resultados estão aparecendo!! Pesei-me hoje e só faltam 500g para minha primeira meta. Até agora joguei fora 7kg. Como é bom ver isso aqui retratado no blog.
O que escrevo, as "réguas" mostrando o progresso, o retorno que recebo de vocês que deixam seus recados, o desafio Desistir Jamais, tudo é muito gratificante e, principalmente, estimulante.
MUITO OBRIGADA!!!


Obs. Alguém sabe me dizer porque às vezes o texto fica com espaçamento entre as linhas e outras vezes não? Cada hora aparece de um jeito e não sei como mudo.

um pouco de música - Dias melhores

No cantinho "um pouco de música..." ao substituir a música, vou deixar no post a letra com o "player" para que possa ser escutada a qualquer momento.
Cada música escolhida terá um significado especial com o momento em que estiver passando. Espero que gostem das minhas escolhas. ;)))

Jota Quest - Dias Melhores
ROGERIO FLAUSINO
Vivemos esperando Dias melhores
Dias de Paz
Dias a Mais
Dias que não deixaremos para traz

Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no Amor
Melhores na Dor
Melhores em Tudo

Vivemos esperando
O dia em que seremos
para sempre
Vivemos esperando
Dias Melhores pra sempre
Dias Melhores pra sempre


Quilos realmente mortais

Não sei porque, mas depois que descobri o programa Quilos Mortais, passei a assistir praticamente todos. Adoro saber mais sobre os riscos, ...